DEFORMIDADES CONGÊNITAS
As deformidades congênitas variam de alterações leves, como diminuição do tamanho, até alterações severas, como amputações de partes ou até de todo o membro. Em alguns casos não é necessário tratamento formal, são deformidades leves e sem diminuição da função da mão.
POLIDACTILIA
Polidactilia significa a presença de dedos adicionais nas mãos. Trata-se de uma deformidade congênita e não necessariamente o paciente que apresenta esses dedos extras vai precisar de algum tipo de tratamento ou de atenção médica por conta dessa alteração.
POLEGAR DUPLICADO
O polegar duplicado é um tipo de Polidactilia (dedo a mais). Também é chamada de Polidactilia Pré-axial, polidactilia radial ou polegar bífido.
SINDACTILIA
A sindactilia é uma doença rara, que acomete os dedos das mãos, caracterizada por uma má formação congênita. Na patologia, que acomete mais homens do que mulheres, seu principal sintoma é a junção entre os dedos, como se uma cola estivesse entre as estruturas.
ACROSSINDACTILIA
Acronssindactilia, também chamada de Sindactilia Fenestrada é uma síndrome da banda de constrição congênita, considerada rara, de ocorrência ocasional na natureza e não existe predisposição genética. É freqüentemente associada a amputações de dedos ou membros, como a sindactilia.
MACRODACTILIA
A macrodactilia, ou gigantismo digital, é uma anomalia congênita rara, caracterizada por alargamento ou crescimento desproporcional dos dedos das mãos, podendo acometer todo o membro. Trata-se de uma malformação caracterizada pelo desenvolvimento anormal de um ou mais dedos causados pelo alargamento dos tecidos moles e irregularidades nas estruturas ósseas das mãos.
MÃO TORTA RADIAL E ULNAR
Representa um conjunto de anormalidade que acomete o bordo ulnar do membro superior, mas também acomete estruturas do bordo radial.
DOENÇA DE MADELUNG
A Deformidade de Madelung, ou Doença de Madelung, é uma alteração que acontece ao longo do crescimento, que deixa os antebraços mais curtos e a cabeça da ulna mais “evidente” no punho.
BANDA DE CONSTRIÇÃO CONGÊNITA
A síndrome da banda de constrição congênita é uma patologia rara em que se observam anéis circulares que causam a constrição dos dedos. Ocorre durante a vida intrauterina do feto. Tem ocorrência ocasional na natureza e não existe predisposição genética. É frequentemente associada a amputações de dedos ou membros, sindactilia, acrossindactilia (sindactilia fenestrada).